HOME
QUEM SOMOS
RESULTADOS
CADASTRO
NOTICIAS
CONTATO


Levedura em pó Pindorama agrega valor nutricional na dieta animal
2018-03-09 15:23:56

Ainda pouco popular na cultura das unidades sucroenergeticas de Alagoas e considerada um investimento de baixo custo, a produção de levedura em pó possui a capacidade  de substituir  até 100% o farelo de soja na alimentação de bovinos, por exemplo. A biomassa é utilizada como suplemento nutritivo em formulações de ração animal por possuir alto conteúdo proteico, elevada concentração de vitaminas do Complexo B e excelente balanço de aminoácidos. 

 Originária de fungos unicelulares de qualidade superior,  a levedura seca se apresenta como uma alternativa atraente para as indústrias sendo nada mais do que um coproduto proveniente do creme de levedura excedente do processo de fermentação do etanol de cana-de-açúcar.  Em Alagoas, a Cooperativa Pindorama tem a primeira fábrica do Nordeste equipada exclusivamente para transformar  leveduras - microrganismos que crescem e se reproduzem rapidamente - em  seu formato em pó.

O químico responsável pela produção da unidade,  Valdir Vilela, explica como acontece o processo em paralelo a produção do etanol. “Da fermentação do álcool, são destinados 2% do fermento à secagem de levedura, cerca de 20 metros cúbicos. No preparo,  ocorre o aumento do teor de proteína e a redução parcial de minerais, além da acidez e de substâncias orgânicas que interferem na cor, no cheiro e no sabor da levedura seca”, disse. 

Todo processo de captação da destilaria da usina para fábrica de levedura acontece por meio de turbinas, onde a levedura é transportada sem intervenção humana.  Essa  estapa corresponde a mistura, segundo Vilela. “É o chamado leite de levedura, onde enviamos para câmara de secagem na qual  terá contato com o ar quente. Após isso, o produto já está pronto e seco na forma de pó”, informou Valdir.

A Cooperativa produz em média 6 mil toneladas de leveduras por dia, subtraidos em sacos de 25kg, com destino ao mercado de nutrição animal. Seu uso é  indicado para suplemento de rações de aves, suínos, bovinos, caprinos, peixes, camarões, equinos, cães, gatos e outros.

Valor nutricional

Leveduras favorecem o desempenho de ruminantes, em especial o ganho de peso e a produção de leite no primeiro terço de lactação. Pesquisas desenvolvidas pelo segmento revelam que a adição de leveduras a dietas de bovinos aumentou em 9,5% o peso vivo, em 7,8% o ganho de peso de novilhos e em 3,9% a produção de vacas em lactação. 

Fonte:
Link de acesso: