HOME
QUEM SOMOS
RESULTADOS
CADASTRO
NOTICIAS
CONTATO


Nelore Varrela é acompanhado por Programa de melhoramento da ANCP
2016-09-27 14:03:23

A Pecuária Varrela tem investido na ferramenta de melhoramento de forma continuada com objetivo de formar gerações de altos valores genético  e com isso transferir as melhores características de seus reprodutores e matrizes à boiada comercial. 

No criatório, os animais são selecionados e acompanhados por um dispositivo do Programa de Melhoramento Nelore Brasil, da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP). “Colocamos as informações o rebanho no software desenvolvido pelo programa para monitorar a performance dos reprodutores e avaliar as possibilidades de acasalamentos segundo os números e características de cada animal”, explica o gerente da Varrela Pecuária, Marcelo Cordeiro.

O software indica, por exemplo, avaliação visual prévia de quatro a cinco touros e o consultor técnico seleciona a melhor matriz a qual o reprodutor possa melhorar geneticamente sua prole, realizando  acasalamentos dirigidos.

Segundo a técnica Roberta Gestal,  profissional da Alta Genética que acompanha o rebanho Varrela, a linha de trabalho da marca, com o programa de melhoramento, tem dado celeridade ao ciclo de reprodução com boas respostas. “O acesso a avaliação genética e seu uso no rebanho são ferramentas que revolucionaram a pecuária, facilitando o acesso à comprovação da habilidade animal em transmitir sua genética aos filhos e ainda quantos quilos á mais o animal melhorador pode trazer à sua progênie. Se possuem rendimento de carcaça, acabamento de gordura e se suas filhas terão habilidade maternas”, exemplificou a técnica de corte da Alta Genética.

Nelore Brasil

Criado em 1988, por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), como Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore, o Programa Nelore Brasil recebeu a nova nomenclatura em 2003, porém permaneceu com o mesmo padrão da ANCP.

 De lá para cá, o programa tem ajudado a fomentar a evolução do rebanho brasileiro com pesquisas e avanços na Diferença Esperada de Progênies (DEP’s), melhoramento  e valor genético animal transmissível a seus descendentes.

Atualmente, o programa disponibiliza DEP’s para 28 características de interesse à pecuária de corte para raça nelore, utilizando dados de mais de 300 animais. 

Fonte:
Link de acesso: