HOME
QUEM SOMOS
RESULTADOS
CADASTRO
NOTICIAS
CONTATO


Pressão de seleção CEIP passa por 4 estágios avaliativos
2016-09-21 08:44:16

Em tempos de pecuária de ciclo curto e  altos custos na produção de bovinos,  os programas de melhoramento genético têm conseguido levar respostas imediatas aos criadores da raça nelore voltados para pecuária de corte.

Ano após ano, com os avanços das biotecnologias de reprodução e constante avaliação de touros melhoradores e fêmeas, é possível selecionar animais de maior produtividade, ganho de peso, precocidade sexual, maior velocidade em ganho de peso e por fim, elevar os lucros.

O criador Victor Gonçalves, já trabalha com melhoramento genético do nelore há oito anos, mas, de lá pra cá, sentiu a necessidade de avançar  para obter respostas rápidas. Ele e um grupo de 54 criadores fundaram a Cia. de Melhoramento e seu programa de melhoramento, com objetivo acelerar o ritmo de produção seguindo os critérios rigorosos para obtenção da Certificação Especial de Identificação e Produção (CEIP), emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para 20% dos melhores de cada safra.

“Fizemos nada mais nada menos do que já era feito por exemplo com melhoramento genético de suínos e aves, que passaram a ser abatidos com a margem de 45 a 50 dias.   No caso da pecuária de corte, tínhamos resultado tardios por ter um ciclo maior, o que desvalorizava a rentabilidade e colocava em dúvida a garantia do ganho genético que o produto poderia ter sobre um animal comprovadamente melhorado”, explica.

Com o programa da Cia de Melhoramento em funcionamento desde janeiro  2015, a companhia já conta com 60 mil matrizes em 13 estados do Brasil, além do Paraguai e Colômbia, com mais de 4 mil touros certificados com CEIP no primeiro ano do programa. A expectativa é que até 2018 touros proveniente desta seleção da CIA terão mais de 90 filhos avaliados e sejam líderes de sumário.

Victor explica que para obter a certificação, os animais identificados passam por uma pressão de seleção com 4 estágios. “Primeiro é feito uma pesages desse animal, no dia do seu nascimento ele é numerado e daí partimos para uma segunda avaliação da desmama, onde são analisadas características como musculatura, conformação, precocidade e umbigo. Após um ano é feito uma nova avaliação do sobreângulo com a coleta de mais detalhes sobre as medidas, repetindo a avaliação do  perímetro escrotal nos machos,  precocidade, conformação, carcaça e umbigo. E, por fim, após uma última avaliação, os animais com real potencial de melhoria genética são avalizados pelos técnicos para submissão ao reconhecimento CEIP ”, informa.

 Boi de bula

Pela seguridade do investimento e perspectiva do retorno em animais com certificação CEIP, os neloristas não hesitam em afirmar que o gado com CEIP atende pelo famoso  termo “Boi de bula”.  O criador Thiago Tenório explica: “costumamos dizer que nossa genética é para quem tem pressa, pressa em ganhar dinheiro. Então, o criador vai encontrar no CEIP o que ele precisa para triplicar o rebanho com genética assertiva, de resultado imediato. Essa genética já transformou nosso rebanho e também pode somar para aqueles que a utilizarem com o gado. Acredito que  vai transformar a pecuária do nosso estado”, comenta.

Um bom exemplo de resultado do trabalho de programa de melhoramento com CEIP é o touro Paint INCAL, uma parceria entre os criadores Victor Gonçalves e Ronaldo Cunha. Ele está entre os 10 touros líderes de sumário da atualidade.

Os dois criadores junto com os Thiago Tenório e Elmano Machado também são pioneiros na entrega de índice genômico com garantia científica, comprovando a capacidade do animal de transferir sua qualidade genética para seus filhos. Atualmente, por ser um processo de alto investimento em pesquisa, os criadores alagoanos apenas desenvolvem esse trabalho com touros de venda e as melhores matrizes.                        

 Leilão

Os criadores de nelore terão a chance de adquirir touros com CEIP  e filhos de  Paint INCAL, no próximo sábado, 17, em Porto Calvo, durante o Dia de Campo e 1º Leilão Nelore CEIP de Alagoas. Serão 30 touros certificado, 40 novilhas prenhes e 200 bezerros e bezerras para cria, recria e engorda. O remate irá inaugurar o recinto de leilões da Fazenda Mato Grosso II.  Victor Gonçalves, Ronaldo Cunha,Thiago Tenório e Elmano Machado assinam a seleção do remate.

Fonte:
Link de acesso: