HOME
QUEM SOMOS
RESULTADOS
CADASTRO
NOTICIAS
CONTATO


Criadores apostam na safra de jovens touros para Dia de Campo – Pecuária Eficiente
2016-09-15 10:01:24

Geração mais moderna pode contribuir para atualização e repasse de valores genético

 

Oferecer animais melhoradores que agreguem valor ao produto final e permita a multiplicação do rebanho é o maior desafio dos grandes criatório de bovinos nelores. Experientes e conhecedores do manejo da pecuária de ciclo curto, os criadores Luiz Otávio Jatobá, Marla Tenório e Mauro Paiva apostam na boa safra de touros jovens, com uma pegada da geração moderna do nelore, para ofertar aos seu clientes, no próximo dia 17 de setembro, durante o Dia de Campo – Pecuária Eficiente.

 

A ideia, segundo o criador Luiz Otávio Jatobá, da Imbiribeira Agropecuária,  é colocar à disposição a genética mais apurada e atualizada dos rebanhos da Imbiribeira Agropecuária, Agropecuária Olival Tenório e Nelore SMP. “Quando se tem a favor um touro melhorador comprovado, e faz-se uso eficiente de sua genética aditiva é possível impactar na geração a seguir e tornar o rebanho mais funcional”, comentou o criador.

 

Com genética, saúde e nutrição, que são os três pilares da pecuária, o uso de touros jovens, geneticamente superiores, também podem contribuir para redução do intervalo de gerações e ainda atender a exigências por animais pesados, de carcaça padronizada e bem acabados. “Tourinhos com alto desempenho conseguem melhorar a performance do rebanho, podendo o pecuarista produzir mais e melhor”, avalia Luiz.

 

Seleção

Os 70 animais que serão comercializados no Dia de Campo-Pecuária Eficiente, foram selecionados segundo avaliação de suas DEPs,  precocidade e ganho de peso. Segundo Mauro Paiva, do Nelore SMP, são animais criados exclusivamente no sistema à pasto. “Selecionamos filhos de touros e matrizes já provados, com inúmeras avaliações, que já podem ser aproveitados na estação de monta que se aproxima. Machos observados pela musculosidade, conformação de carcaça, ganho de peso e fertilidade”, informou.

 

O Dia de Campo – Pecuária eficiente acontece no próximo dia 17 de setembro, em Mar Vermelho, na Fazenda Flor da Serra. O evento, promovido pelo trio Luiz, Marla e Mauro, contará com duas palestras, exposição e venda de tourinhos nelore. As palestras abordarão os temas “Uso de touros melhoradores para eficiência do rebanho” e “História do Nelore SMP”.

Fonte:
Link de acesso: