HOME
QUEM SOMOS
RESULTADOS
CADASTRO
NOTICIAS
CONTATO


Jumentos voltam a participar da Exposição de Animais
2015-11-12 12:33:28

Leilão contará com 30 lotes de asininos da raça Pêga

 

A 74ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ENAPD), no Parque Prof. Antônio Coelho, volta a contar com a participação de jumentos. Serão expostos em torno de 10 asininos oriundos de fazendas localizadas em Pernambuco e na Bahia. A última vez que a Exposição recebeu esse espécie de animais foi há mais de 20 anos.

Os asininos participarão de duas atividades. Na noite de terça-feira (17), a partir das 20h, os jumentos serão submetidos ao concurso de andamento, cujas qualidades são marcha de tríplice apoio natural, espontânea, avante, picada ou batida, com deslocamentos alternados dos bípedes em lateral e em diagonal. O leilão, que ocorrerá na quarta (18), terá 30 lotes de jumentos e mulas. De acordo com o criador da raça, Manassés Rodrigues, um bom asinino da raça Pêga tem valor de mercado a partir de R$ 15 mil e vivem cerca de 30 anos.

Atualmente, os maiores criatórios estão localizados nos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. “O jumento Pêga é utilizado para cruzamento com égua e produz mulas e burros. São animais mais resistentes para trabalho e andamento em fazenda, passeios e cavalgada, por exemplo”, explicou Manassés.

Fonte:
Link de acesso: