HOME
QUEM SOMOS
RESULTADOS
CADASTRO
NOTICIAS
CONTATO


Governo e universidade norte-americana visitam centro de aquicultura
2015-04-29 14:23:10

Local será base para acordo de cooperação técnica e acadêmica que inclui estudos e trabalhos nas áreas de aquicultura, meio ambiente, recursos hídricos e pesca
 

A parceria entre Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) ganhou, nesta quinta-feira, um novo impulso com o acordo internacional de cooperação técnico e acadêmica, firmado pela Codevasf, universidade norte-americana de Auburn e governo de Alagoas.

 Na ocasião, o secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, e técnicos da Seapa participaram, junto com uma comitiva de pesquisadores e acadêmicos da universidade de Auburn, de uma visita técnica ao Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do São Francisco (Ceraqua), da Codevasf, em Porto Real do Colégio.

 O centro será a base para o acordo de cooperação técnica e acadêmica, que inclui estudos e trabalhos nas áreas de aquicultura, meio ambiente, recursos hídricos e pesca.

 “Essa iniciativa será importante para o desenvolvimento da aquicultura em nosso Estado. O Baixo São Francisco precisa se desenvolver. A parceria, com certeza, vai melhorar toda a região e gerar emprego e renda para a população”, ressaltou o secretário Álvaro Vasconcelos.

A visita contou ainda com as presenças do diretor de Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Eduardo Jorge de Oliveira Motta, do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe, Oliver Chagas, do superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Pedro William, e o superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Said Schoucair.

 Também estiveram presentes representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e de produtores dos distritos de Itiúba, de Porto Real do Colégio, e Boacica, de Igreja Nova.

 A Universidade de Auburn é referência mundial em aquicultura, recursos hídricos e pesqueiros. “Nós dispomos do maior centro do setor público voltado para a aquicultura, que está em Alagoas. O Ceraqua será de fundamental importância na realização dessa parceria. Esse termo de cooperação vai trazer grandes benefícios para todos”, afirmou o diretor de Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Eduardo Jorge de Oliveira Motta.

O acordo de cooperação tem duração de cinco anos, com a possibilidade de ser ampliado para dez anos.

 O intercâmbio acadêmico com a universidade norte-americana será desenvolvido com os três centros pesqueiros da Codevasf em Alagoas, Sergipe e Minas Gerais.

Fonte:
Link de acesso: